Blog

11 / Maio / 2017

Recirculação de água quente

O sistema propicia uma economia de gás e de água, visto que não há desperdício do volume de água presente nas tubulações.

Todos apartamentos do VR Resort, contam com o sistema de recirculação de água quente. Esse sistema propicia uma economia de gás e de água, visto que não há desperdício do volume de água presente nas tubulações.

Comparando o sistema convencional, com o sistema que possui anel de recirculação.

No sistema convencional, trabalha-se com um traçado de rede apenas de ida até os pontos de consumo, sem a existência de um retorno da água ao ponto de aquecimento (aquecedor a gás). Isso representa uma metragem linear de tubulação menor em comparação com o outro sistema, o que gera um gasto menor em material e mão de obra para a empresa executora, mas em contrapartida representa um gasto maior mensal com gás e principalmente com água para o usuário do imóvel. Com o sistema convencional, o usuário do imóvel ao utilizar a água quente no seu lavatório ou no seu chuveiro, terá que aguardar toda a água que se encontra na rede de água quente sair, visto que a água já estará lá há algum tempo parada na tubulação e por isso sua temperatura estará abaixo da desejada, para que só depois de algum tempo, e de alguns litros de água desperdiçados, chegue ao ponto de consumo a água quente desejada.

Já no sistema ofertado para os apartamentos do VR Resort, trabalha-se com um circuito fechado na rede de água quente. Ou seja, a tubulação de água quente sai do aquecedor a gás, alimenta os pontos de consumo e depois retorna ao ponto de origem no aquecedor. Associado a isso, os apartamentos irão dispor, em cada ambiente detentor de água quente, uma tecla (tipo pulsador), que servirá para ser acionada quando o usuário tiver a intenção de utilizar a água quente. Quando a tecla for pressionada, se iniciará através de uma pequena bomba (para a qual a empresa deixará uma espera com alimentação elétrica, junto do aquecedor), a recirculação de água que já se encontra fria na tubulação. Com essa recirculação, a água parada na tubulação passa novamente pelo aquecedor e é aquecida novamente. Com isso, o usuário aguarda o tempo de aquecimento, da mesma forma que se faz necessário aguardar com o sistema convencional, porém com o diferencial de não necessitar jogar fora toda água parada na tubulação. O volume de água fria, que mesmo ocorrendo a circulação sairá no ponto de consumo, é um volume bastante pequeno e é decorrente da água que estará no ramal fora do anel de recirculação.

Ainda se salienta, que caso o cliente não queira usar a tecla de acionamento da recirculação, e mesmo dispondo desse sistema, ele quiser abrir diretamente o ponto de consumo, também é possível, ou seja, ao abrir o ponto de consumo se iniciará o aquecimento como em um sistema convencional.

Seguem dois croquis, simulando duas situações em um apartamento aleatório de um empreendimento qualquer, sendo um representando o sistema convencional, e outro representando o sistema de recirculação de água quente. 

Deixe seu comentário

*campos obrigatórios

Postar
Rua Francisco Barcarollo, 92 - Sala B, Bairro Kayser
Caxias do Sul • RS
54 3027.4000 www.intervene.com.br