Blog

22 / Abril / 2015

Produtividade “mode: on”

Dicas sobre como melhorar sua produtividade no desenvolvimento de projetos.

Provavelmente você como arquiteto, engenheiro, ou qualquer outra profissão já teve a triste experiência de não conseguir cumprir um prazo de entrega de projeto. Sim, é horrível, pois além de ouvir um sermão do tamanho de discursos ditatoriais, você sabe que deu o seu máximo por aquilo. Mas pensando bem, será que o seu máximo é o suficiente?
Pensando nisso fomos atrás de algumas dicas de como melhorar sua produtividade no desenvolvimento de seus projetos. Veja o que encontramos:

-Sim é sim, não é não: saiba mensurar o tempo que leva para produzir um determinado trabalho e não aceite prazos absurdos, pois após concordar com o deadline estabelecido, o fim da linha pode ser seu.
-Planeje o processo: ao final do expediente faça um cronograma do dia seguinte, assim você já saberá o que fazer antes mesmo de chegar ao trabalho. Faça um checklist e vá sinalizando as tarefas realizadas.
-Mais tempo não significa mais produtividade: pesquisas comprovam que trabalhar mais de 40 horas por semana é totalmente improdutivo, portanto não foque na quantidade de horas trabalhadas e sim na eficácia do que está sendo feito.
-Maracujina: tente evitar contaminar-se pela pressão dos prazos.
-Minimize reuniões: Antes de marcar qualquer encontro, veja se não é possível resolver a pauta por telefone, email ou mensagem.
-Distrações: malditas notificações de push, não ative-as caso não sejam extremamente necessárias. Deixe para checar e-mail e redes sociais nos intervalos de almoço ou naquele descanso de 10 minutos entre uma tarefa e outra.
-Atalhos: descubra e crie atalhos com o mouse ou teclado nos softwares que você utiliza para trabalhar. Isso vai reduzir consideravelmente o tempo gasto em cada tarefa.
-Crie modelos: tudo o que for parecido pode ser formatado em modelos. E-mails, documentos, etc, veja aqueles que tem grande semelhança uns com os outros e desenvolva modelos para enviá-los rapidamente.
-Divirta-se: pesquisas comprovam que manter o senso de humor no trabalho é essencial para manter o pleno potencial.

Deixe seu comentário

*campos obrigatórios

Postar
Rua Francisco Barcarollo, 92 - Sala B, Bairro Kayser
Caxias do Sul • RS
54 3027.4000 www.intervene.com.br